terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O inesquecível e surpreendente 2011 da Amazon

Um ano para não se esquecer jamais. Assim foi 2011 para a Amazon. Não que a empresa já não fosse uma gigante do mercado norte-americano, mas o lançamento da série de e-books Kindle e o seu primeiro tablet, Kindle Fire, elevaram a companhia a um outro patamar. Agora ela não apenas vendem e entregam produtos dos outros, como também criaram sua própria marca de eletrônicos – que já é um sucesso.

Bastaram cinco dias após o anúncio do Kindle Fire para já serem encomendados mais de 250 mil tablets. No especial de vendas americano "Black Friday", o tablet, foi o mais vendido de toda a loja online – deixando no chinelo nomes mais conhecidos como o iPad e o Samsung Galaxy Tab.

Kindle Fire, o queridinho do ano da Amazon. (Foto: Divulgação)

Mas não foi somente neste mercado que a Amazon entrou forte em 2011. Os serviços online prestados pela companhia também se multiplicaram. É verdade que em abril tanto sucesso parecia uma realidade distante, já que ela passou por dificuldades em seus servidores, deixando fora do ar por algum tempo sites como Hootsuite, Reddit e Foursquare. No entanto, o investimento em diversos tipos de atrativos para os consumidores acabou compensando esta falha.

Nasceu o Amazon Deals, app para dispositivos móveis que monitora toda a página, o serviço de armazenamento e reprodução de arquivos em nuvem, com o Amazon Cloud e o Amazon Cloud Player, além de serviços de moda, viagem e até mesmo locação de filmes online. Sem falar na loja de aplicativos para Mac.

Com tudo isso, os resultados não poderiam ser diferentes: o mais rápido crescimento da história da empresa: 51% de aumento na receita adquirida no segundo trimestre de 2011, comparado com o de 2010, alcançando US$ 9,9 bilhões de dólares, o que gerou uma alta de 12% no valor das ações da Amazon na bolsa americana.


Com a entrada de novos consumidores, os chamados "consumidores 2.0", que são os verdadeiros consumidores de "produtos" virtuais, o crescimento do consumo na Web ainda se mostra tímido em relação do consumo que iremos presenciar em 2020, por exemplo. A palavra de ordem para este tipo de aquisição é "parcimônia" ou seja, lembram da Curva de Gaus? Então em utilização de produtos eletro-eletrônico o ideal é você evitar ser o primeiro e o último a adquirir estes produtos tecnológicos.

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