quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Adivinho? Não... Matemático!!!


Sinceramente eu me considero um brasileiro ufanista e apaixonado pelo meu país. Adoro as pessoas, as paisagens, a economia, mas as diretrizes macroeconômicas do país não! Sai presidente, entra presidente e a ladainha é sempre a mesma... Os pobres... o povo... a educação... a saúde... e não sai disso. E o nosso país piorando economicamente. A pobreza está na deterioração da classe média. Felizmente esta afirmação já é observada no discurso do debate de Obama e Romney. TEMOS que ser a quinta maior economia do mundo, por que tempos a quinta maior população do mundo. E hoje, o consumo das maiores economias, de maneira bastante indireta, deve estar atrelado às maiores populações.
Parece que recebemos uma praga ao compor o nosso maravilhoso hino nacional onde, de maneira determinística registraram: “deitado eternamente...”.  E ainda estamos deitados.  Veja pelo gráfico abaixo que o crescimento do PIB brasileiro vem a passos milimétricos e levando-se em consideração o crescimento vegetativo da população. Nosso crescimento econômico será sempre pífio.
Gosto da gestão presidencial da Dilma mais do que Vargas, mas foi Fernando Henrique quem fez mais pelo nosso crescimento que os demais. Agora Juscelino e Lula foram podres.


Repare que apenas 3 séries sobem: A de 1947 a 1949, quando começou a ser analisada e diga-se de passagem os maiores das séries. A da década de 90 que obteve uma alavancagem excepcional, e na década de 2010 que estamos pelo menos andando de lado. No fim da década de 40, o então presidente e militar Dutra, que economicamente aumentou o valor da moeda em relação ao dólar americano e gerenciou com mão-de-ferro os salários e os sindicatos de Vargas, com isso conseguiu um recorde do Consumo Final do PIB em pontos percentuais.
Na década de 90 registramos uma grande recessão econômica com o Plano Collor II (vermelho) e uma continuada queda do PIB. Somente no fim do governo do Itamar (amarelo) e o seu então sociólogo Fernando Henrique no ministério da fazenda foi que houve um crescimento assustador do PIB e perdurou até o fim do mandato do presidente Fernando Henrique (azul), que, economicamente falando, ele foi “O Cara” para o Brasil. Não sou político e nem tenho aspirações a ser. Apenas torço para que o meu país cresça e se posicione realmente aonde ele deveria estar.
Todas as vezes que Lula (gestão em vermelho no próximo gráfico) se candidatou à presidência eu votei nele. Quase desisti, mas votei! E depois de praticamente uma década no poder a gente percebe que esse presidente não agregou nada à economia brasileira, a não ser o jeito marketeiro que ele deve ter aprendido com as agências de marketing que o colocou na presidência. Tudo bem que em 2008 a culpa não foi dele. Mas este seu argumento fica pior, pois demonstrou que hoje o país está à mercê da economia mundial. Diferente da China, Rússia, México, Índia, até mesmo da África do Sul. Dá uma olhadinha no PIB da Angola!!! Por favor, não vá chorar... Aquilo tudo é verdade mesmo. E todos estes países citados vão na contramão da economia mundial.
O fato é que, exceto na década de 90, em todas as outras décadas estamos sempre com o indicador de Consumo Final piorando. Sempre do começo da década para o fim. Se a gente fazer uma média de 1947, 1957, 1967, 1977 até 2007 o resultado vai ser o do gráfico da Média Histórica, o que pressupõe que a economia do Brasil aquece somente no início das décadas apresentando fortes sinais de recessão nos anos intermediários da década (veja a linha de tendência pontilhada). Então preste bem atenção na adivinhação do Pai Waguim: "Pela análise do gráfico abaixo, teremos um resultado bom apenas até o ano de 2012, de maneira estável  economicamente, depois o PIB Brasileiro despencará até 2015. Em  2016 teremos certo crescimento no PIB, mas nunca como os de 2010, 2011 e 2012. E depois disso é apenas aguardar o fim da década para um próximo ciclo de crescimento do país. Quem viver verá!". Aposto como a sua vida financeira e a da sua empresa estão atreladas neste ciclo. Moral da História: Os próximos anos prósperos acontecerá somente em 2020. Alguém discorda???



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...