No blog do meu amigo Carlos Gomes ele postou esta pérola da chamada "volta por cima". Mostrando como as Redes Sociais estreitam, explicam e até medem o termômetro da satisfação dos seus clientes. Veja este excelente caso. Todo em aspas:
Essa semana tive ciência de um ‘case’ muito legal.
Os consumidores como tem acontecido já faz algum tempo, desde que as redes sociais cresceram e
ganharam na importância, tem sido cruéis com algumas marcas (no bom sentido).
Uma vez que o alcance de nossas palavras/voz nas redes sociais, são amplificadas de maneira jamais vista,
grupos homogêneos se formam e nós ficamos fortes e muitas empresas morrem de medo do que falamos e compartilhamos, muito por não saber como lidar com os imprevistos.
Essa nova era, causou mudanças significativas nas áreas de comunicação e marketing das empresas, que
precisam pensar, repensar, pesar e planejar e pensar mais, antes de responder alguma provocação ou até
mesmo uma brincadeira ou uma trolada.
Nesse caso que trago para vocês, eu particularmente já tinha discutido com amigos, familiares e brincávamos muito com um produto especifico – Batata Ruffles.
Quem já comprou esse produto, quando pega na embalagem, sente ela inchada, bem ampla. Quando se chega em casa e abre um pacote, você percebe que as maravilhosas batatinhas se reservam na parte de baixo do pacote somente.
Isso sempre causou uma frustração, principalmente por ser um produto maravilhoso e bem gostoso. A
Pepsico, claro não tem culpa alguma, identifica a quantidade no pacote e tudo mais.
Agora avance no tempo. A Ruffles fez uma fan page no Facebook, logo…veio trollagem.
E veio de muitas formas organizadas, piadas, reclamações e até montagens, como estas abaixo, que ficaram
Incríveis.
Qual a postura da empresa? Bater de frente com o pessoal? Excluir comentário? Tirar do ar a fan page?
Lógico que não, empresa moderna e esperta que é, respondeu a altura, e de maneira brilhante.
Explicou, prestou serviço, brincou, usou ironia na medida certa e aceitável…resultado? Puta sucesso, a galera adorou. E lógico, virou post em vários blogs.
Essa é a postura 2.0. Marcas modernas, indo para a cova dos leões, não se matando com eles, mas
aprendendo, educando, brincando e crescendo junto com eles.
Parabéns para a equipe Pepsico, brilhante trabalho, um case para ser seguido.
Vi no – http://www.blogdobg.com.br/2012/01/ruffles-surpreende-e-responde-piadinhas-de-saco-de-ar-que-circulava-das-redes-sociais/
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