quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Os 4Fs da Administração Moderna


Os 4Fs que vão mudar a sua Vida

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Não se preocupe em encontrar tempo para chorar por mim, ou encontrar palavras para falar por mim, ou energia para brigar por mim, apenas tire esse monte de LIXO de perto de mim.
Em 1959, um consultor tiozinho chamado Philip Kotler percebeu que 4 fatores diferentes de negócios quando alinhados com os planetas do sistema solar e as nebulosas de Capricórnio fazem uma empresa funcionar, eram eles: Preço, Produto, Propaganda e Ponto de Venda, os famosos 4Ps do Marketing.
Realmente, se o seu problema é fazer uma empresa funcionar, os 4Ps são o bicho. Basta definir a política de preços – olhando os custos da empresa ou os preços da concorrência; contratar uma bela agência de publicidade cheia de estagiárias boazudas com prêmios conquistados em Cannes para vomitar propaganda para cima do público-alvo; fabricar o produto na China ou no Brás via os bolivianos escravizados por uma ou outra rede de lojas de shopping; e colocar os produtos para vender nos principais canais de distribuição do Brasil, onde bola, luvas, fee, comissão, mensalão são o pedágio necessário para furar o bloqueio do mercado.
De lá para cá, um monte de consultores gringos e brazucas percebendo o filão de mercado inventando pelo Kotler – teorias que ninguém coloca em prática – criaram os 6Ps, 8Ps, 10Ps, 10Js, 5As, 15Ws, blá blá blá.
Agora, é a minha vez.
Baseados em estudos profundos realizados com 7.698 profissionais do alto escalão de 5.464 mega corporations e empresas emergentes que mais crescem em 79 países pelo mundo, e contando com o apoio do Instituto de Qualidade para a Excelência Corporativa, da Associação para a Sustentabilidade do Meio Ambiente Empresarial, e da ONG para os Direitos dos CEOs e Gurus Aposentados, eu descobri quais são os 4Fs críticos para o sucesso na Vida e no Trabalho.
São eles:
1. FOCO! Para quê perder tempo fazendo análise dos 4Ps de marketing sobre produtos que você não gosta, para vender o que você não sabe, para pessoas que não te valorizam? Você deveria fazer o que você gosta MUITO baseado no que você conhece UM POUCO e que tem uma GRANDE possibilidade de crescimento. 20% de tudo que você faz na vida traz 80% dos resultados que você consegue. E 30% de tudo que você faz na vida, debaixo para cima (em um gráfico), traz prejuízos imensos para a empresa. 30% dos vendedores, 30% dos produtos, 30% dos processos, 30% dos sistemas, 30% do seu web site,  30% da missão corporativa da sua empresa não servem para absolutamente nada, a não ser confundir a cabeça das pessoas sobre qual é afinal o FOCO da empresa. Foco é tudo na vida!
2. FÉ! O mundo corporativo como o próprio nome diz trata-se de um corpo de coisas. Sem alma, sem paixão, sem compromisso com a Vida. 99% da galera trabalha alucinada fazendo coisas baseadas em fatos e não crenças e valores. Curiosamente, a meritocracia é o sistema ideal para a corrupção existir. Métricas de performance, índices de desempenho, planilhas de fluxo de caixas e sistemas de análises de qualquer coisa são forjadas todos os dias para atender a meritocracia corporativa. Meritocracia não é a saída para nada, é o buraco de tudo. 
A meritocracia não valoriza as pessoas. No mundo que eu quero ajudar a construir as pessoas JÁ são valorizadas por aquilo que fizeram para outras pessoas e não precisam da meritocracia para fazer acontecer. Meritocracia é um sistema legalzinho para fazer as pessoas terem vontade de trabalhar para o sistema. Tá tudo errado!
Na meritocracia, quem está por cima cria o tempo todo novos índices de performance que detonam qualquer possibilidade de mobilidade de “classe”. Segundo o mundo meritocrata, as coisas só vão melhorar daqui 50 anos. Enquanto isso, o poder dos bancos e dos governos aumenta todos os dias, e a desigualdade entre as pessoas também.  
O que é melhor do que a meritocracia?
Um mundo sem qualquer tipo de liderança com completa aversão as hierarquias, e onde todos os participantes trabalham pela igualdade de oportunidades e com amor pelo que fazem.
Ninguém deveria precisar de Deus, ou do Chefe, ou do Presidente ou do Papa para fazer o bem. 
3. FORÇA! Sabe porque as pessoas ainda marcam reuniões com pessoas que trabalham em outras empresas? Porque as reuniões com gente de fora são uma válvula de escape para a chatice que as pessoas vivem imersas todos os dias. 80% do dia-a-dia de 80% das pessoas é pura chatice. Gente chata discutindo coisas chatas que não levam a lugar algum. As reuniões externas são uma oportunidade de conhecer pessoas mais interessantes do que os colegas de trabalho, os chefes e os funcionários. Infelizmente, nem sempre encontramos alguém suuuuuper interessante nas reuniões com outras pessoas de fora.
Sabe porque as empresas são chatas?
Porque quase ninguém tem coragem de colocar o dedo nas feridas da empresa e encarar os problemas de frente.
Uma empresa sem conflitos, porrada, discussão sobre temas críticos, decisões difíceis e escolhas complexas são um saco. O F da FORÇA significa CORAGEM, coragem para falar tudo que é preciso ser falado, e mexer em todas as feridas que são necessárias até elas se fecharem. Se ninguém mexer nas feridas abertas, como você acha que vamos fechá-las?
Por último mas não menos importante, o 4 F é:
4. FODA-SE! Foda-se o que os outros vão pensar. Foda-se se vai dar errado. Foda-se se vamos passar vergonha. Foda-se se alguém vai ficar bravo. Foda-se se vai demorar. Foda-se se alguém é melhor do que você. Foda-se se você é pior do que alguém. Foda-se se não temos todos os recursos para competir com a concorrência. Foda-se que não temos estrutura para atacar o mercado X. Foda-se que não conhecemos direito como funcionam as coisas. Foda-se que podemos quebrar a cara. Foda-se a concorrência. Foda-se se faltam fatos para embasar nossas decisões. Foda-se se o guru supra-sumo do planeta aponta para a esquerda. Foda-se se o Sai Baba pediu para você ajoelhar. Foda-se os políticos. Foda-se os corruptos. Foda-se as coisas erradas, foda-se os ignorantes e medrosos. Foda-se todas as pessoas que NÃO QUEREM se divertir. Foda-se! VOCÊ VAI FAZER. Você vai dar a cara para bater, você vai colocar ALMA na empresa, FOCO nas tarefas e FORÇA nas reuniões.
É claro que os 4Fs não são fáceis de colocar em prática; aqueles que tem medo de tomar decisões difíceis vão sabotar qualquer ideia de foco, aqueles que acreditam em meritocracia não permitirão que você invista em novas e emergentes idéias e pessoas, e aqueles que tem medo de colocar o dedo nas feridas da empresa vão evitar as perguntas difíceis.
Foda-se!
As melhores idéias da sua empresa não vão ver a luz do dia a não ser que você lute contra todos os processos feitos pela galera que comanda os processos, ou pela galera que segue os processos.
Se você não for amado ou odiado; se você não for chamado de arrogante; se você não for chamado de desinteressado; se ninguém ficar bravo com o que você diz, você não estará se esforçando o suficiente para mudar o mundo para melhor. 
Foco no que você acredita com coragem para se arriscar.
NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!
QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?

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