terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Estatísticas em Internet: Nem tudo que reluz é ouro...


Ontem estava analisando algumas estatísticas sobre acesso dos usuários na Internet, depois de analisar vários sites com várias informações cheguei a uma feliz observação de que o Brasil possui um número estrondoso de acessos em relação aos países da América Latina (veja a ilustração 1).
No caso desta pesquisa estamos bastante distante do segundo países, a Argentina, em termos de acesso e de número de “acessos únicos” que a contagem de acesso apenas uma vez no dia.
Se você somar o “resto” dos acessos de outros países (4,5 milhões)  perfazem um total aproximadamente de 40% apenas do total (11,2 milhões). O que dá para concluir, na visão apenas deste gráfico, é que o mercado do Brasil é vertiginosamente maior que a dos outros mercados latinos, em termos de acesso e consequentemente no quesito venda pela internet e propaganda virtual na Web, não é mesmo?...



Mas espere um pouco Karapalida!!!

Esta resposta está certa mas é bastante relativa... Se você observar bem, a população brasileira é substancialmente maior que aos demais países ranqueados nesta análise: O  Brasil, com uma extensão continental, conta com 41,4% da população da amostragem enquanto a soma dos outros países representam 58,6% (veja a ilustração 2). Então, dos meio bilhão de viventes com possibilidades de acesso à internet, neste caso estes dados foram capturados pelo último senso realizado em cada país, o país alardeado pelas pesquisas possui a estrondosa participação de quase 50% da pesquisa. Ora, isto nos dá uma proporção significativa da pesquisa realizada.
Então o que NÃO está correto?

O que falta observar é que relativamente o placar destes acessos mudam radicalmente quando analisamos as proporções, que neste caso é bastante contundente. Se dividimos os acessos dos internautas pela população de habitantes dos países em destaque, observamos que o Brasil fica em terceiro lugar em números de acessos na América Latina, perdendo para a Argentina com 1,4 usuários a menos para cada grupo de 10 habitantes e basicamente com quase 1 usuário para cada grupo de 10 habitantes para o Chile. Portanto se perguntarem quais os países que mais acessam a internet na América Latina, responda na ordem: Argentina, Chile e Brasil. O que já é maravilhoso...

3 comentários:

Carlos Gomes disse...

Muito bem visto, bom analisar de todas as prespectivas

Dica do Dia disse...

O Brasil está na pré-história em matéria de infraestrutura e planejamento para acesso de qualidade por parte da população à Internet. Em comparação aos países da Europa e EUA, ainda estamos engatinhando. Mas o futuro continua sendo promissor, principalmente em relação ao e-commerce.

Abraço
Alex
comprar loja virtual

ProfWagnerMartins disse...

Concordo Alex, o que não podemos é "tapar o sol com a peneira". Mesmo na América do Sul, estamos em relatividade em terceiro lugar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...